Infraestrutura

O programa de pós-graduação em Geotecnia conta com diversos laboratórios próprios, dentre os quais: (a) Laboratório de Geotecnia, (b) Laboratório de Geotecnia Ambiental, (c) Laboratório de Ensaios de Campo. Conta ainda com um Campo Experimental de Fundações e um Laboratório de Engenharia Rodoviária vinculado ao Laboratório de Infraestrutura (INFRALAB). Além do mais, os alunos do programa têm acesso às facilidades de inúmeros laboratórios de outros departamentos e universidades (nacionais e internacionais) com os quais os professores mantêm vínculos de pesquisa. A Biblioteca da UnB é uma das melhores do país com farta disponibilidade de assinaturas de periódicos, livros e diversas publicações. Os alunos de pós-graduação dispõem de salas com mesas/estantes individuais, facilidades computacionais (micros, impressoras, programas, etc.), junto à área dos professores.

Laboratório de Geotecnia

Este é o principal laboratório de ensino e pesquisa. Ocupa uma área de 750 m². É dividido em 6 salas: 1) sala de aulas de graduação e pós-graduação, 2) sala de armazenagem e conservação de amostras alteradas e inalteradas com câmara úmida; 3) sala de caracterização básica (graduação e pós-graduação), 4) sala de ensaios em grande escala, 5) sala de caracterização avançada (pós-graduação), 6) sala para estudo de solos não saturados, 6) sala de ensaios especiais (triaxiais, cisalhamento, análise de porosimetria e granulometria a laser, permeabilidade e adensamento).

Laboratório de Geotecnia Ambiental

O Laboratório de Geotecnia Ambiental conta com uma área de aproximadamente 120 m². Em parceria com outros laboratórios da UnB, entre os quais o Laboratório de Geoquímica, Laboratório de Geografia e Laboratório de Águas, têm-se condições de desenvolver pesquisas na área de transporte de contaminantes (em especial aquelas relacionadas com aterros sanitários), preservação de solos, sedimentologia e erosão.

Campo Experimental de Fundações

Uma área de 10.000 m2, a cerca de 100 m do prédio onde funciona o Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, foi destinada à realização de pesquisas sobre fundações, trincheiras de infiltração e comportamento de dutos enterrados em aterros com e sem reforço, submetidos a explosões. O Campo Experimental abrange uma área recoberta por solo profundamente intemperizado altamente poroso e rico em gibsita seguido de um solo residual jovem (saprólito e solo saprolítico) até o substrato rochoso. Este tipo de solo representa bem a maioria dos solos de cerrado que recobrem a Região Centro Oeste e em especial o Distrito Federal. Este perfil de solo típico interfere na concepção de projeto de fundações de edifícios, estrutura e drenagem de pavimentos, depósitos de resíduos sólidos e lagoas de estabilização muito usadas na região, implantação de barragens de terra para uso rural e para fins de exploração de energia elétrica e reservatórios de água potável; enfim, o campo experimental apresenta características típicas dos vários problemas geotécnicos regionais.

Laboratório de Engenharia Rodoviários do CEFTRU

O Laboratório de Engenharia Rodoviária (LER) está localizado no Laboratório de infraestrutura (INFRALAB), órgão diretamente ligado à reitoria da UnB e administrado por professores dos programas de pós-graduação em Transportes e em Geotecnia. O laboratório tem uma área de 400 m², dividida em salas para ensaios de campo, ensaios de solos e britas, ensaios em ligantes asfálticos, confecção e dosagem de misturas asfálticas, ensaios especiais.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF