Quem Somos

O Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UnB visa a formação de mestres e doutores para atuação acadêmica e/ou profissional em engenharia geotécnica. Desde a sua criação o programa tem obtido excelentes conceitos da CAPES/MEC. Para a titulação de mestre o aluno deve cursar créditos em disciplinas e elaborar, e ter aprovada a sua dissertação. Para o doutorado exigem-se disciplinas complementares às cursadas no mestrado e elaboração e aprovação da tese de doutorado. As disciplinas podem ser obrigatórias ou optativas e abordam diversos tópicos de relevância em Geotecnia.

Público: Engenheiros civis, engenheiros de minas, geólogos e profissionais de áreas afins com diplomas obtidos em instituições de ensino superior reconhecidas.

Áreas de Atuação:

. Cartografia Geotécnica e Geoprocessamento
. Fundações e Ensaios de Campo
. Geologia de Engenharia
. Geotecnia Aplicada à Mineração
. Geossintéticos em Geotecnia e Meio Ambiente
. Geotecnia Ambiental e Aterros Sanitários
. Geotecnia de Solos Tropicais
. Mecânica das Rochas
. Melhoria, Estabilização e Reforço de Solos
. Métodos Numéricos em Geotecnia
. Obras de Terra e Enrocamento
. Obras Subterrâneas
. Pavimentação
. Transporte de Contaminantes e Remediação Ambiental

Infra-Estrutura:

O Programa dispõe de excelente infra-estrutura incluindo Laboratório de Geotecnia (762 m), Laboratório de Estudos Geoambientais (120 m2), salas de aula, salas para alunos e secretaria. O Laboratório de Geotecnia é muito bem equipado com diversos equipamentos para ensaios de laboratório e de campo. A Biblioteca da UnB é uma das melhores do país com farta disponibilidadede assinaturas de periódicos, livros e diversas publicações. Os alunos de pós-graduação dispõem de salas com mesas/estantes individuais, facilidades computacionais (micros, impressoras, programas, etc.), junto à área dos professores. Conta-se também com um Laboratório de Computação com micros, impressoras, scanners e mesa digitalizadora. A UnB dispõe de alojamento para alunos, mediante análise de demanda e vagas disponíveis. Os alunos também têm acesso às instalações/equipamentos de outras unidades da UnB.