Apresentação

Apresentação

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Geotecnia iniciou suas atividades em Março de 1989, no nível de mestrado. No ano anterior foi realizado um curso de especialização em Geotecnia, que serviu de base para o programa e que, na época, fortalecia a proposta junto a Capes. Antes da submissão do projeto do curso à Capes, foram solicitados pareceres de docentes e pesquisadores experientes sobre a proposta. Nessa fase, foi registrada a contribuição do Prof. João Batista Queiroz de Carvalho, na época professor da Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande. A tramitação interna e junto a Capes foi tranquila, tendo o projeto sido aprovado sem maiores problemas. O nível doutorado no programa teve início no ano de 1996, e sua aula inaugural foi ministrada pelo Prof. Jaime Gusmão Filho.


Objetivo

O Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UnB visa a formação de mestres e doutores para atuação acadêmica e/ou profissional em engenharia geotécnica. Desde a sua criação o programa tem obtido excelentes conceitos da CAPES/MEC. Para a titulação de mestre o aluno deve cursar créditos em disciplinas e elaborar, e ter aprovada a sua dissertação. Para o doutorado exigem-se disciplinas complementares às cursadas no mestrado e elaboração e aprovação da tese de doutorado. As disciplinas podem ser obrigatórias ou optativas e abordam diversos tópicos de relevância em Geotecnia.

Público: Engenheiros civis, engenheiros de minas, geólogos e profissionais de áreas afins com diplomas obtidos em instituições de ensino superior reconhecidas.


Missão:

Capacitar pessoas para desempenhar um papel significativo na sociedade, com foco em projetos e iniciativas de infraestrutura, indústria de base e construção civil.

Visão:

Atingir a nota máxima junto à CAPES, captar mais recursos de P&D junto a empresas e órgãos de fomento, aumentar a captação de discentes e reforçar as ações de internacionalização.

Valores:

  • Qualidade: refere-se ao compromisso contínuo com a qualidade, ensino e pesquisa de alto nível e padrões rigorosos de avaliação e desempenho. O reconhecimento da CAPES é um reflexo do comprometimento do projeto em proporcionar uma experiência educacional de qualidade e contribuir significativamente para o avanço do conhecimento na comunidade técnica e científica.
  • Excelência Acadêmica: refere-se ao compromisso com altos padrões de qualidade na educação e pesquisa. Isso inclui professores qualificados, uso de materiais modernos e laboratórios avançados, garantindo uma formação de qualidade e contribuindo para o avanço do conhecimento. Além disso, implica na oferta de técnicas de aprendizagem, que estimulam a inovação e o pensamento crítico.
  • Relevância: significa a capacidade do programa em contribuir de maneira significativa para o avanço do conhecimento na área de Geotecnia, abordando lacunas existentes ou desafios emergentes. A relevância não se restringe apenas à academia, mas também ao impacto prático e socioambiental, demonstrando sua importância para a comunidade científica e a sociedade em geral.
  • Colaboração: o ambiente cooperativo do Programa proporciona uma atmosfera enriquecedora, onde a excelência converge para soluções e abordagens inovadoras. Por meio de parcerias, o programa tem a oportunidade de ampliar seus horizontes acadêmicos e fortalecer redes de apoio, enriquecendo não apenas suas próprias jornadas de pesquisa, mas também contribuindo para o progresso coletivo da comunidade científica.

Avaliação da CAPES

A qualidade do Programa de Pós-graduação em Geotecnia da UnB tem sido atestada em sucessivas avaliações pelo Comitê de Engenharias da CAPES. O programa tem mantido o conceito 6 nas últimas seis avaliações. Por diversas vezes o programa foi indicado pelo Comitê de Avaliação para a nota máxima (nota 7), não a tendo obtido em razão do Conselho Técnico Consultivo (CTC) da Capes ter considerado o número de docentes relativamente pequeno em comparação com outros programas de pós-graduação no país.

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