Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Geotecnia iniciou suas atividades em Março de 1989, no nível de mestrado. No ano anterior foi realizado um curso de especialização em Geotecnia, que serviu de base para o programa e que, na época, fortalecia a proposta junto a Capes. Antes da submissão do projeto do curso à Capes, foram solicitados pareceres de docentes e pesquisadores experientes sobre a proposta. Nessa fase, foi registrada a contribuição do Prof. João Batista Queiroz de Carvalho, na época professor da Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande. A tramitação interna e junto a Capes foi tranquila, tendo o projeto sido aprovado sem maiores problemas. O nível doutorado no programa teve início no ano de 1996, e sua aula inaugural foi ministrada pelo Prof. Jaime Gusmão Filho.

Objetivo

O Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UnB visa a formação de mestres e doutores para atuação acadêmica e/ou profissional em engenharia geotécnica. Desde a sua criação o programa tem obtido excelentes conceitos da CAPES/MEC. Para a titulação de mestre o aluno deve cursar créditos em disciplinas e elaborar, e ter aprovada a sua dissertação. Para o doutorado exigem-se disciplinas complementares às cursadas no mestrado e elaboração e aprovação da tese de doutorado. As disciplinas podem ser obrigatórias ou optativas e abordam diversos tópicos de relevância em Geotecnia.

Público: Engenheiros civis, engenheiros de minas, geólogos e profissionais de áreas afins com diplomas obtidos em instituições de ensino superior reconhecidas.

Avaliação da CAPES

A qualidade do Programa de Pós-graduação em Geotecnia da UnB tem sido atestada em sucessivas avaliações pelo Comitê de Engenharias da CAPES. O programa tem mantido o conceito 6 nas últimas seis avaliações. Por diversas vezes o programa foi indicado pelo Comitê de Avaliação para a nota máxima (nota 7), não a tendo obtido em razão do Conselho Técnico Consultivo (CTC) da Capes ter considerado o número de docentes relativamente pequeno em comparação com outros programas de pós-graduação no país.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF